Intercâmbio · Viagens

Hoje é dia de… responder dúvidas frequentes sobre intercâmbio!

Hello, gente!

Faz quase um ano que não dou as caras por aqui, né? Como vocês estão? Como foi 2015? Fizeram aquela viagem dos sonhos? Eu fiz! Vou contar mais detalhes no próximo post, mas já adianto: passei dois meses no Nepal e na Índia entre setembro e novembro desse ano. Fui de mochilão e fiz/vi/comi coisas incríveis nesses dois países super exóticos e apaixonantes. Alguém tem vontade de viajar pra Ásia — ou já viajou?

Só pra deixar vocês com água na boca, olha só alguns dos lugares que eu visitei!

Ainda tô escrevendo o post sobre a viagem, então se alguém tiver uma dúvida pontual sobre alguma coisa, é só deixar aqui nos comentários!

Bem, mas hoje queria responder algumas perguntas que vocês me mandam por email (tento responder todos, mas às vezes os emails ficam perdidos no meu inbox, então sorry se não te respondi!). Muitos leitores mandam perguntas parecidas, então achei mais fácil responder todo mundo por aqui!

Sobre intercâmbio em geral

Quero fazer intercâmbio, mas não tenho dinheiro. O que faço?
Para quem não tem dinheiro, é importante saber exatamente quanto custa fazer a viagem que você tem em mente. Digo isso porque, muitas vezes, a gente acha que viajar é mais caro do que realmente é. Vale a pena consultar uma agência de intercâmbios (recomendo a CI, já viajei com eles duas vezes e foi ótimo) para saber exatamente de quanto dinheiro você precisaria. Também é importante procurar bolsas de estudo. Elas não são muito comuns pra quem quer fazer só um curso de línguas, mas pra quem tá na faculdade ( e até no ensino médio) as oportunidades são muitas! Bons sites para procurar bolsas de estudo são o Estudar Fora e o Partiu Intercâmbio.

Quero fazer intercâmbio, mas meus pais não deixam. O que faço?
Bem, eu fiz o meu primeiro intercâmbio com 15 anos e foi maravilhoso. No meu caso, foi o meu pai que me incentivou a ir (e ele incentiva todas as minhas viagens até hoje!). A questão é que meu pai trabalha com turismo e e ele e a minha mãe já viajaram bastante, ou seja, a cultura da viagem sempre existiu lá em casa. Se o seu caso é diferente, acho que é importante levar os seus pais na agência com você, explicar pra eles porque você quer fazer a viagem e deixar bem claro os benefícios de uma experiência como essa. Outra dica boa é procurar um grupo. O meu primeiro intercâmbio foi para o Canadá e fui com colegas de escola. Uma professora nos acompanhou e isso, com certeza, deixou os meus pais mais tranquilos. Quem sabe um grupo é a solução pra você?

Sobre Chapel Hill

É incrível como recebo emails de pessoas que estão indo ou que querem muito estudar em Chapel Hill! Fico super feliz, porque a experiência é incrível. Sobre isso, as perguntas mais comuns são:

Não posso/não quero morar nos dorms da UNC. Onde posso morar?
Muita gente mora off-campus em Chapel Hill. Como vocês sabem, eu morei nos dorms, mas sei que tem muitas ofertas para quem não pode ou não quer ficar nos dormitórios. Bons lugares para procurar são o Site oficial do Housing UNC  e o portal Heels Housing.

Tem aeroporto em Chapel Hill? Como chega lá?
O aeroporto (RDU Airport) fica em Raleigh, capital da Carolina do Norte. Mas é super perto de Chapel Hill — dá pra pegar táxi e ônibus. O ônibus funciona super bem e demora cerca de 1 hora. De carro, dá uns 30 minutos.

Sobre estágios nos EUA

Pessoal, recebo muitas dúvidas sobre como conseguir um estágio nos Estados Unidos. Como o que eu fiz (no Museu de Artes e Design de Nova York) foi pelo Ciência sem Fronteiras, o processo foi um pouco diferente. Isso porque eu já tinha visto, já estava morando lá e tinha uma carta de apoio do CsF para mandar junto com o currículo. Se você estuda e mora aqui no Brasil e tem interesse de estagiar lá, acredito que vale a pena seguir as dicas que dei nesse post aqui. A única coisa que eu faria diferente é, antes de mandar o currículo e cover letter, escrever um email para responsável se apresentando e perguntando se eles aceitam estagiários internacionais. Acho que vale a pena tentar!
Se alguém já fez estágio nos EUA fora do CsF, fique a vontade para comentar aqui 🙂

Bem, pessoal, acho que era isso! Bom estar com vocês de novo 🙂

Ah, e me sigam no insta: @carolina_bruna

Beijos,

B.

Um comentário em “Hoje é dia de… responder dúvidas frequentes sobre intercâmbio!

  1. Ai que linda, que bom que voltou *-*
    Gosto muito do seu blog, está entre os meus favoritos e quase apaguei, pois imaginei que não voltaria. Sou doida pra fazer intercâmbio e aprecio suas dicas, acredito que me serão muito úteis em breve. Xoxo ❤

Deixe um comentário

